Oi então senta que lá vem história

Sou formado em Ciências da Computação por uma das melhores faculdades de graduação do Norte do Brasil. Desde o início da carreira sempre estive ligado a iniciativas empreendedoras, geralmente motivado pela curiosidade em relação a tecnologia, startups e negócios. Ainda no colégio vendi um site – com cerca de 12 anos e também já tive várias outras iniciativas que você pode ver com mais detalhes o status delas aqui. Também ajudei a organizar o primeiro Startup Weekend do norte quando isso ainda era uma novidade no Brasil. Além disso, morei nos Estados Unidos por 2 anos – o primeiro ano durante o colégio e outro na faculdade.

Durante a faculdade publiquei diversos artigos científicos internacionalmente e uma das pesquisas foi premiada pela revista “Guia do Estudante”. Nesse período comecei a investir na bolsa de valores tudo que consegui acumular ao longo dos anos com essas pequenas iniciativas que citei acima. Consegui mais que triplicar meu patrimônio após alguns anos. Em uma das crises, perdi todo o meu dinheiro (vivendo que se aprende, né?). Quando acabei a graduação tomei a decisão de me arriscar na maior cidade do Brasil, e me mudei para São Paulo sem emprego e apenas com um sofá pra dormir na sala de um amigo. E olha que eu tinha uma proposta de mestrado com bolsa numa baita universidade. Foi uma decisão difícil e longe de ser conservadora, mas não me arrependo nem um pouco. 

Em São Paulo

Ao chegar em São Paulo, tudo que eu tinha era o famoso “sofá na sala da casa do amigo”. Porém, dentro de algumas semanas, já estava contratado pelo Easy Taxi (em uma época “pré Uber”) para atuar na área de Produtos (algo que, na época, eu nem sabia o que era). Dali em diante minha carreira tomou um trajetória inesperada.

Durante o Easy Taxi acabei me tornado sócio do Grana – uma startup de finanças pessoais que chegou a ter em 2015 mais de 100 mil usuários, com +35% de retenção após 3 meses (10% acima da média do mercado de apps de finanças). Tudo isso com R$ 0 de investimento – apenas estratégias de Growth Hacking e marketing boca a boca. 

Com o crescimento da startup, tomei a difícil decisão de deixar o Easy Taxi para me dedicar 100% ao Grana junto com meu sócio. Rapidamente o Grana cresceu para níveis globais e chegou a ter 13% de usuários de outros países. Nesse período, tive a oportunidade e sorte de participar de vários programas para startups como Google Launchpad Scale; Facebook Start Accelerate; Viva Comunidade* e Germinadora. Apesar do sucesso em termos de usuários e internacionalização, o app tinha bastante dificuldade para monetizar. Com baixas perspectivas de transformar o Grana em uma empresa com modelo de negócios escalável e lucrativo, e vendo minha qualidade de vida decair diante das dificuldades e dilemas de empreendedor (na época eu tinha pouco dinheiro e ele tava acabando já que o Grana gerava pouquíssima receita), acabei saindo da empresa e entrei no VivaReal como Gerente de Produtos.

*Viva Comunidade era um programa no qual o VivaReal apoiava empreendedores que estavam no modelo bootstrap.

Após o VivaReal, trabalhei como Gerente de Produtos na Intuit, empresa americana listada na NASDAQ. Acabei tomando a decisão de sair da Intuit para criar e liderar o laboratório de inovação na Seek/Catho – lá eu era responsável por um orçamento aproximado de 2.5M. Como Entrepreneur In Residence, montei as estruturas de tecnologia, Produto/UX e operações (vendas, recrutamento etc).

Mas durante esse período de “empregado” sempre reservava um tempo na minha semana para focar nos meus projetos paralelos. Com isso dois deles acabaram dando super certo e viraram duas empresas saudáveis. Hoje atuo full-time na PM3 e estamos progredindo de maneira incrível. Neste artigo eu conto sobre a importância de ter projetos paralelos para tornar você um profissional melhor.

 

Onde já trabalhei

 

  • Nubank – Produto (tribos de Growth e Upmarket)
  • Seek/Catho – Empreendedor Residente e Head de Produto
  • Intuit – Senior Product Manager
  • VivaReal – Product Manager
  • EasyTaxi – Product Manager
  • Cesupa – Desenvolvimento de produtos com foco em pesquisas cientificas na área de educação
  • Globo.com/Techtudo – Colaborador no portal de tecnologia
  • Belemtrânsito – Analista de negócios

 

Vamos nos conectar

Escolha sua rede social favorita e bora!