Sei que estamos praticamente em Março. Mas nunca é tarde, né? 🙂

Eu faço objetivos anuais tem muito tempo – mais de 6 anos na verdade. Mas somente agora, em 2020, eu resolvi compartilhar eles publicamente. Em alguns experimentei um formato no qual fazia atualizações trimestrais com um grupo de amigos mas agora quero ver como vai ser a experiência de tê-los aberto ao público. Por fim, espero que eu estar compartilhando com vocês inspire vocês a fazerem o mesmo (caso ainda não faça). Posso dizer que ter os objetivos anuais bem definidos mudaram minha vida e fizeram com que eu alcançasse coisas que nem imaginaria.

Por que ter objetivos pessoais bem definidos?

Todos nós queremos coisas na vida, seja ter mais dinheiro, perder peso ou realizar viagens diferentes. Mas a vida também quer coisas de nós e para conquistar algo você geralmente precisa fazer por onde. Os objetivos me ajudam a avançar na vida mesmo quando a própria vida fica gritando para que a gente se concentre no agora! Pagar boletos, fazer o imposto de renda, pagar o aluguel, fazer supermercado, levar a louça…
Vou explicar como faço os objetivos para me manter focado durante o ano. Nem sempre eu os alcanço mas o que também importa é o processo de tentar.

O que evitar na hora de criar seus objetivos?

Nesses vários anos de objetivos anuais com acompanhamento mensal eu aprendi algumas coisas e queria deixar elas aqui para vocês. Primeiro, nunca torne um objetivo algo que já vai ser feito ou está no caminho. Vamos supor que você já tem três palestras agendadas para o ano, colocar isso como objetivo não leva a lugar algum. Os seus objetivos devem existir para proteger os sonhos que você tem medo de abandonar.

Os seus objetivos devem existir para proteger os sonhos que você tem medo de abandonar.

Chega de filosofar! Esses são os meus objetivos de 2020:

[imagem]

Como vocês podem ver separo o marco objetivo como se fosse uma categoria para o objetivo anual e tenho um progresso que verifico mensalmente. As ações mensais eu altero no inicio de cada mês que é quando faço o planejamento do que pretendo fazer para tentar alcançar aquele objetivo. 

Também coloquei um peso em cada objetivo para representar claramente a prioridade de cada um deles. Dessa forma eu consigo decidir mais fácil quando tenho um impasse como “Escrever um artigo ou ir para academia?” ou “Ir para balada na sexta, encher a cara versus dormir cedo para ser produtivo no sábado?”

Como vocês podem ver estou um pouco atrás nos objetivos, mas como são coisas anuais imagino que ainda posso correr atrás e recuperar. Vocês também podem observar que eu coloquei alguns objetivos das empresas que tenho e explico o porque: Ter side projects é algo que eu gosto muito e para isso é necessário saber controlar MUITO BEM o meu tempo. Então acho que os objetivos dos side projects precisam fazer parte dos meus objetivos pessoais também – afinal, diferente do meu trabalho oficial, estou usando tempo de lazer para isso (apesar de eu considerar boa parte dos meus sides projects lazer).

Pretendo fazer as atualizações dos objetivos mensalmente aqui. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>