Também conhecido como ciclo de feedback CMA

CMA é uma das partes mais importantes de qualquer Startup. A sigla significa Criar-Medir-Aprender e é através desse ciclo de feedback que você pode diminuir as suas chances de falhar. Obedecendo esse ciclo você vai conhecer melhor os seus clientes e poderá criar o melhor produto possível para eles.

O que é o CMA?

CMA é uma técnica utilizada para gerar feedback e dados a partir de cada interação do cliente. Para utilizar a técnica você não precisa necessariamente criar um MVP (apesar de achar que isso seja o ideal). Mas caso o seu MVP exija muito esforço, não crie. Você não é obrigado a desenvolver nada, lembra?

A vantagem de usar esse feedback é que ele pode ser tanto qualitativo quanto quantitativo. Entenda:

Feedback qualitativo

É um feedback na sua forma mais simples, as pessoas apenas vão lhe dizer se gostam ou não do seu produto/serviço. Mas cuidado, é difícil receber um feedback qualitativo. Primeiramente porque você pode induzir as respostas das pessoas dependendo de como você pergunta. Segundo, porque algumas pessoas podem ser grossas e isso não deve ser motivo pra desmotivá-lo. Então o melhor feedback qualitativo é aquele que vem naturalmente.

Feedback quantitativo

É um feedback um pouco mais interessante, através dele você avalia quantas pessoas usam o seu produto/serviço, quantas usam ele mais de uma vez por dia, quais recursos são os mais utilizados e etc.
Além disso, é através do feedback quantitativo que você vai descobrir se as pessoas realmente acham que o seu produto tem valor. É analisando o uso dos usuários que você vai realmente descobrir isso.

Como usar

Existem várias maneiras de utilizar a técnica. Inclusive, dependendo do caso e do nicho da Startup, é possível utilizar ela de trás pra frente. Mas para exemplificar vou seguir o que normalmente ocorre.

O processo deve ser assim, você tem uma ideia e então cria um MVP, a partir disso você mede o seu produto com uma porção pequena de clientes. Depois coleta esses dados e aprende. Você deve repetir isso até ter informações maduras sobre o seu negócio.

Para que isso realmente serve?

O tipo de informação que o CMA oferece é muito importante para qualquer Startup, afinal, o produto ou serviço em desenvolvimento está em condições de extrema incerteza. Então cada parte do produto deve ser um experimento para que você entenda mais sobre o mercado e os seus clientes.

É através desse ciclo de feedback que você também vai descobrir se deve continuar com a sua hipótese ou não. Após realizar um ou vários ciclos de feedback você vai pivotar (mudar a ideia inicial) ou preservar a sua ideia. Dependendo dos resultados de cada experimento realizado, você vai saber o que fazer.

O que fazer depois de coletar bastante informação com o ciclo de feedback Criar-Medir-Aprender? Pivotar ou Preservar?

O ciclo de Feedback Criar-Medir-Aprender não vai garantir o seu sucesso. Mas com certeza vai minimizar os seus riscos de falhar. Em duas das minhas Startups eu não eu respeitei esse ciclo e adivinhem… as duas quebraram! Eu não tinha ninguém na época para me ajudar ou me oferecer esse tipo de conhecimento, então aproveite esses conselhos e minimize as suas chances de fracassar.

Lembrando que você não precisa desenvolver nada para simular o seu MVP. Você pode pegar algo pronto ou simplesmente simular o que o seu serviço iria fazer. Veja mais sobre isso no Guia do MVP (Produto Mínimo Viável).
*Originalmente publicado por mim no dia 4 de outubro de 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>