Estamos cada vez mais focados em profissionalizar a PM3 e, 2021, é um ano crítico para isso. De qualquer maneira, durante 2020 nós já começamos a dar alguns passos nesse sentido comigo e com Bruno atuando full-time e queria compartilhar o que eu aprendi nessa jornada até aqui. Os pontos que vou trazer podem ser aplicados em qualquer negócio, em especial online, e não há necessidade de estar full-time para aplicá-los. A única coisa que vai mudar é a velocidade que você consegue colher o resultado.

1. Fãs fazem a diferença

Muitas pessoas costumam comentar que “estamos bombando” mas tem algo muito maior por trás de simplesmente fazer o marketing clássico (postar nas redes e fazer ads). Não adianta ter um marketing extraordinário se o seu produto não é bom. E produtos que superam expectativas geralmente criam uma legião de fãs. Quando isso acontece você não precisa forçar tanto seu produto se estiver construindo uma comunidade de pessoas que vibram com o seu crescimento. Eles farão a maior parte do seu marketing para você e não tem nada mais poderoso que o marketing boca a boca. 

Mas isso não é algo “puff, simples aconteceu”. Existe uma série de trabalho por trás que envolve tom de voz, branding e muitos testes e otimização dia a dia. É algo que nossa equipe de marketing liderada pelo Bruno tem feito com muita maestria.

2. Criar algo que é uma dor sua acaba sendo uma vantagem competitiva

As chances são maiores de sucesso se a primeira versão do seu produto ou empresa for feito partir de uma dor que você sente. Se você não tiver o problema que se propôs a resolver, haverá uma pequena desconexão entre qual é realmente o problema, quem o está enfrentando e como gerar empatia com as pessoas – é mais fácil você dar os primeiros passos quando não precisa fazer um discovery pesado no começo. A necessidade de fazer uma pesquisa mais pesada começa a aparecer quando você precisa expandir ao criar coisas novas e então, para ser mitigar uma série de riscos, rodar um bom discovery ajuda muito.

3. Ser nichado é chave

O espaço de cursos online está lotado, mas cursos online para produto não. Eu costumava pensar que um nicho limitaria o tamanho total do negócio, mas se capturarmos um % relevante de profissionais que trabalham na área de tecnologia e produto podemos criar um negócio saudável e com boa escala. Looks good to me!Nem todo bom negócio precisa valer bilhões ou virar unicórnio.

4. Não menospreze o design

Embora a usabilidade deva estar em primeiro lugar, um bom design pode ser uma grande vantagem. Abaixo você poderá ver a diferença do nosso design bem no comecinho da empresa versus como as coisas estão agora. Não subestime o poder de boas fontes, cores, layout, imagens para fornecer uma experiência boa e reduzir o atrito sempre que possível.

Não acho nosso design impecável, longe disso, mas a nossa evolução foi evidente. Temos muito o que melhorar nessa frente mas a cada semana que passa estamos melhores.

Key visual do nosso design atualmente
Design da PM3 em 2018

5. Acelere numa velocidade que deixe você confortável

As oportunidades de escala estão em toda parte, seja contratando mais gente, realizando mais investimento em mídia paga ou se dedicando full-time no seu negócio/produto. Porém qualquer uma dessas ou outras opções acrescenta mais coisas na lista de tarefas de quem tá na empresa. Crescer é importante, porém crescer de maneira saudável e de um jeito que mantenha os sócios e funcionários com um bom equilíbrio mental é ainda mais importante! Ninguém precisa ter medo de crescer no ritmo com o qual se sente confortável, tanto que na PM3 demoramos um tempo antes de virar a chave para full-time e não me arrependo nem um pouco disso.

A beleza do mundo do empreendedorismo, em especial se for digital, é que não existe um caminho “único”. Faça o que for melhor para você como empreendedor.

Update:

Fiz um resumo do post em uma imagem. Basta clicar nela abaixo para expandir.

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