Já tem um tempo que eu gostaria de estar falando sobre investimentos. Então decidi criar uma seção aqui no blog para todo o mês postar uma atualização da minha carteira e, eventualmente, dar um pitaco em alguma coisa no mercado ou em como investir. Não me considero um expert no assunto então você vai ver muito mais eu compartilhando meus resultados e carteira do que falando o que fazer ou como fazer.

Eu já venho compartilhando sobre investimentos com alguns amigos já tem alguns bons anos (aprox. 10, na verdade). E acho que o comprometimento de ter pessoas vendo seus resultados, comentando, tirando duvidas e criticando-os é uma excelente forma de se manter “em forma”.

Nessa seção não pretendo abrir os números do meu patrimônio. Então o tempo inteiro estarei falando somente de % ganho e mostrando quais ativos eu possuo. 

Ano passado, 2019, foi um grande ano para minha carteira. Consegui economizar bem durante o ano e fazer ótimos aportes. O mercado de maneira geral foi bastante generoso também e isso ajudou na rentabilidade. O problema é que com mais patrimônio investido mais você precisa diversificar e esse é um desafio que vou encarar em 2020 – tudo será compartilhado aqui com vocês (exceto os valores em reais! hehehe).

Rentabilidade da minha carteira desde março de 2016 (não tenho tracking de antes disso).

Como vocês podem ver eu não estou batendo o Ibovespa no acumulado. De qualquer forma isso não é algo que muitos gestores conseguem fazer, então confesso estar bem satisfeito com meus resultados. +30% no ano? Good as fuck! Quando comecei a investir só queria poder bater o CDI e eu só acompanhava ele como indicador principal. Somente agora, a partir de 2020, minha meta se tornou bater o Ibov. Vamos ver como vai ser. Já comecei perdendo mas espero conseguir recuperar essa diferença.

Vamos a carteira agora. Essa é a distribuição dela atualmente

Ainda em janeiro devo realizar vários aportes no exterior para reduzir minha exposição de risco ao Brasil. Quando eu fizer o post de fevereiro atualizando a carteira eu conto a rentabilidade de janeiro e as movimentações que foram feitas em janeiro. Em breve devo realizar outro post no qual eu detalho cada ativo das categorias mencionadas acima. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>