Hoje um amigo me falou que não conhecia F.I.R.E (Financial Independence, Retire Early)  e isso me motivou a escrever esse artigo. Às vezes esqueço que muitas pessoas realmente podem não conhecer o conceito. Uma das dúvidas mais comuns que aparecem quando as pessoas estão conhecendo F.I.R.E é a ideia de que significa que você vai parar de trabalhar mas não é bem assim.

Com todo o dinheiro do mundo eu iria querer parar de trabalhar com produto e/ou empreender? Pelo contrário. Eu tomaria riscos bem maiores! Além disso, existem centenas de estudos que mostram que a expectativa de vida cai muito rapidamente para aqueles que se aposentam (mãe, sei que você ta lendo isso, vamos montar um negócio para você !!) E sem mencionar aqueles que gostam do trabalho que fazem, o que fariam se não tivessem mais que trabalhar?

No geral, quem alcança o F.I.R.E não para de trabalhar. Em vez disso, eles começam a executar um trabalho ainda melhor – sem medo de perder, sem se preocupar com a opinião dos outros e tomando mais riscos. Basta olhar para os maiores empreendedores e inventores da sociedade, os líderes e fundadores de grandes empresas, todos eles poderiam parar mas continuam trabalhando pois aquilo dá um propósito maior para eles.

Alguns exemplos legais do que pode ser alcançado caso você atinja o F.I.R.E:

– Médicos aposentados podem criar consultórios menores que operam sem qualquer pressão para a otimização de lucro. Além disso, eles podem remunerar melhor sua equipe para que eles executem um trabalho acima da média.

– Advogados aposentados podem recusar todos os casos que possuem ética questionável e fazer apenas trabalhos que realmente ajudem alguém.

– Desenvolvedores/Product Managers/UX/etc de startups que tiveram exit podem trabalhar em projetos part-time ou criar coisas completamente novas.

Pelo que vejo com os que já conseguirem alcançar isso, parece que também sobra muito mais tempo para lazer e vida familiar, porque você perde o medo de ficar para trás. Claro, eventualmente sua produtividade pode diminuir quando comparada com o seu passado já que você “venceu”, porém você pode ficar tranquilo ao viajar, fazer mais esportes e tudo mais.

Dinheiro é oxigênio e se conseguir ter independência financeira o quanto antes é apenas uma forma eficiente de ter mais oxigênio para correr atrás dos seus sonhos e vontades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>