Este post não é uma recomendação de investimentos.O intuito de postar sobre investimentos no meu blog é fornecer conteúdo gratuito na internet sobre o racional do processo de decisão de um investimento e, eventualmente, poder trocar experiências com a audiência do blog.As informações apresentadas aqui não têm como fim indicar se as empresas são bons ou maus investimentos, e não devem ser encaradas desta forma.


Outubro foi um mês excelente até chegar a últma semana do mês. Eu tava quase com 10% de rendimento antes da suposta 2a onda de COVID-19 na Europa e dos recentes resultados de pesquisa que mostram que o Biden tem mais chances de ser presidente do que o Trump. 
A principal coisa que segurou minha carteira foi a aprovação do CADE em relação a aquisição da OLX pelo Grupo Zap (fusão entre VivaReal e Zap Imoveis). Como ex-funcionário do VivaReal eu detentia uma certa quantia em ações que deu um boost no meu portfólio – eu só recebi a informação do valor de cada ação em outubro e só agora (anos depois) eu pude precificar o investimento. Meu lucro bruto nesse investimento gira em torno de 190%-200%. Mas depois eu posto aqui o valor liquido depois de imposto. Outro fator que segurou minha carteira foi o dólar ter subido (o que pessoalmente não me agrada nada pois no geral o real continua desvalorizando e isso é péssimo para a maioria dos brasileiros). 


Aportes de outubro:Nesse mês fiz alguns aportes em ativos novos para tentar balancear a minha carteira entre Ações com foco em dividendo, ações com foco em valor e small caps. Dá pra ver mais sobre minha alocação no meu portfólio completo aqui. Fiz aportes em:

– Equatorial Energia – EQTL3

– Banco do Brasil Seguridade

– BBSE3

 Celulosa Irani – RANI3

Aumento de posição em:

– CVC Brasil Operadora – CVCB3

 Engie Brasil Energia SA – EGIE3

E, assim como mês passado, reforcei um pouco mais meu colchão de liquidez no Tropico SF2 Cash FIM, fundo do Fernando Luiz.


Tive um aumento de 6.76% em dividendos em relação ao mês passado (vasta maioria oriundas de FII).


Ver portfólio completo atualizado aqui: https://www.marcell.com.br/investimentos/portfolio

Resultado do mês:

No acumulado de 2020 estou com 8.04%.

Por categoria de ativos, esse mês foi da seguinte forma:

  •  Renda Fixa: 0.96%
  •  Fundos multimercado: -0.99%
  •  Ações e FII: -1.88%
  •  Exterior: 1.11%
  •  Investimento privado: 66.94%
  •  Criptomoedas: 6.01%

Com isso tudo, minha carteira encerrou o mês distribuida assim:

Próximos aportes:

1 – Subscrição do FII MCCI11

2 – Não sei. Vou descobrir durante o mês que vem mesmo, rs.

Abaixo a tabela geral com minha rentabilidade desde 2016 comparada ao IBOV e CDI.

Você pode ver meu portfólio completo de ativos clicando acessando a página “Portfólio do Marcell

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>