Este post não é uma recomendação de investimentos.O intuito de postar sobre investimentos no meu blog é fornecer conteúdo gratuito na internet sobre o racional do processo de decisão de um investimento e, eventualmente, poder trocar experiências com a audiência do blog.

As informações apresentadas aqui não têm como fim indicar se as empresas são bons ou maus investimentos, e não devem ser encaradas desta forma.


Nada pra mim justifica essa crescente na bolsa.

“Ah, Marcell. É por causa das novidades em relação as vacinas”

Fala sério. Apesar de serem boas notícias ainda estamos bem longe de ter um plano que demonstre como vamos vacinar a população. A vacina da Pfizer precisa de um armazenamento a -70°C e no Brasil poucos lugares (todos privados) conseguem tal feito. Já imaginou como transportar isso? Tem outras vacinas como as do Instituto Butantã etc mas ainda nada confirmado sobre a eficácia e muito menos sobre a distribuição dela. Acho que é muito cedo para a bolsa estar bombando.

Sei que outro fator foi porque o Trump perdeu as eleições americanas e isso fez alguns investidores do exterior voltarem a olhar para o Brasil pensando em diversificação. Mas, ainda assim, não justifica essa subida. O IBOV tá quase na maxima histórica sendo que o pais tá todo em crise e com instabilidade politica. Na minha visão é hora de vender – apesar de ter feito alguns aportes no inicio do mês antes desse pico.

Aportes de novembro:

Nesse mês fiz somente dois aportes que já me deram uma excelente renda por terem sido feitos logo no comecinho do mês e antes desse rally todo. Ambos os ativos foram uma nova adição na carteira.

  • CCRO3 (CCR) – já tá me rendendo +10.21%
  • Racional da compra: A CCR tá com um valuation atrativo que acaba sendo um dos menores múltiplos históricos, um EV/EBITDA para 2021 de 6,7 vezes e um lucro projetado de 17,3 vezes. Além de estar bem em “promoção” é uma empresa que paga bons dividendos. Foi uma bela adição na carteira.
  • IGTA3 (Shoppings Iguatemi) – Já tá me rendendo +8.89%
  • Racional da compra: Desde o inicio da pandemia todas as empresas que tinham seu negócio focado em algo presencial como shoppings ou fundos imobiliários acabaram sendo bem prejudicadas (e com razão). Porém já faz algum tempo que os shoppings estão retomando suas atividades – mesmo que em horários reduzidos. Por exemplo, a taxa de ocupação do IGTA3 bateu 91,6% e o Lucro Líquido foi de R$ 61,6 milhões (29,2% abaixo do apresentado no mesmo trimestre do ano passado, mas me parece um ótimo resultado para tempos de pandemia). Pensando no longo prazo, a ação tá super descontada e já começou a dar bons sinais de retomada (demonstrando quão bem gerida é). Para quem investe pensando no longo prazo não vejo sentido todo esse pessimismo em torno de shoppings.

E, assim como mês passado, reforcei um pouco mais meu colchão de liquidez no  Tropico SF2 Cash FIM, fundo do Fernando Luiz.

Encerrei as seguintes posições:

  • BRAP4 – Apesar de ser uma empresa que paga bons dividendos eu já vinha me desfazendo dessa posição pouco a pouco. Depois desse último rally resolvi vender tudo. Teve uma subida de quase 100% desde que comprei.
  • UNIP6 – Mesmo que acima.
  • BPAC11 – Mesma coisa que acima exceto pela parte de dividendos.

Tive um aumento de 29.97% em dividendos em relação ao mês passado pois algumas ações pagaram bons dividendos esse mês.

Você pode ver meu portfólio completo aqui

Resultado do mês de novembro:

  • Rentabilidade do mês: 6.36%
  • No acumulado de 2020 estou com +14.67%

Por categoria de ativos, esse mês foi da seguinte forma:

  •  Renda Fixa: 0.76%
  •  Fundos multimercado: 5.87%
  •  Ações e FII: 11.17%
  •  Exterior: 5.70%
  •  Investimento privado: -9.77% (impostos e oscilação do câmbio do recebimento grande que tive mês passado. Se quiser ver mais clique é só ver a minha atualização de outubro)
  •  Criptomoedas: 5.99%

Com isso tudo, minha carteira encerrou o mês distribuida assim:

Próximos aportes já definidos:

1 – Subscrição do FII IRDM

2 – CRA – São Salvador Alimentos via XP

3 – Previdência PGBL (a decidir qual)

4 – Algum aporte em liquidez rápida para fazer caixa

Abaixo a tabela geral com minha rentabilidade desde 2016 comparada ao IBOV e CDI.

Você pode ver meu portfólio completo de ativos clicando acessando a página “Portfólio do Marcell

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>