Este post não é uma recomendação de investimentos.O intuito de postar sobre investimentos no meu blog é fornecer conteúdo gratuito na internet sobre o racional do processo de decisão de um investimento e, eventualmente, poder trocar experiências com a audiência do blog.As informações apresentadas aqui não têm como fim indicar se as empresas são bons ou maus investimentos, e não devem ser encaradas desta forma.

Épocas de queda são ótimas para investidores de longo prazo como eu. Aproveitei para liquidar vários fundos e alguns CDBs de liquidez rápida. Consegui realizar aportes em 11 ativos diferentes que estavam bastante descontados. 

Como diria o mestre Plin “Non Ecziste Timing” então não me preocupei muito em qual momento eu entrei em cada um desses ativos. Na SulaAmerica, por exemplo, entrei super bem e já estou positivo. Enquanto na CVC entrei num momento longe do preço que está agora e estou -60% neles (e olha que a CVC representa o maior ativo na minha carteira, rs. Foi um tombo foda!).

De qualquer maneira acho que o meu mês foi razoável considerando o cenário da crise. Como fiz vários aportes diferentes estou com uma carteira bem diversificada e cheia de ativos com alto potencial de ganho no longo prazo. Abaixo vocês podem conferir as ativos que comprei e os que vendi.
Aportes de março:

Tipo de ativoEmpresaTicker
AçãoCVCCVCB3Aumento de posição
AçãoPetrobrasPETR4Entrada
AçãoAmbevABEV3Entrada
AçãoIochpe Maxion SAMYPK3Entrada
AçãoPettenatiPTNT4Entrada
AçãoTupyTUPY3Entrada
AçãoGrendeneGRND3Aumento de posição
AçãoBanco BTGBPAC11Aumento de posição
AçãoSulAmericaSULA11Entrada
FIIHGCR11HGCR11Aumento de posição
FIIHGLG11HGLG11Aumento de posição

Ativos liquidados em março:

  • Zerei o CDB de liquides diária BTG PACTUAL TESOURO SELIC FI RF REF DI
  • Zerei o CDB de liquides diária CDB Banco Inter
  • Zerei posição no fundo multimercado Bahia AM Maraú Advisory FIC FIM com prejuízo de -14%
  • Zerei posição no fundo multimercado Polo Long com prejuízo de -28%
  • Zerei posição no fundoSulAmérica Tático FIM
  • Zerei posição em ViaVarejo (VVAR3) com rentabilidade de 51%

Alguns fundos eu estava aguardando a liquidação desde fevereiro (antes da crise) pois queria aumentar minha posição em ações – assim que eles cairam na minha mão foi o que fiz. Já os CDBs e o fundo SulAmerica Tático eu vendi para aproveitar a queda no mercado e comprar ativos descontados.
Já a ViaVarejo era mais porque eu já tinha um lucro ótimo nela e valia a pena vender para conseguir adquirir outros ativos que estavam mais descontados – foi uma operação boa, mesmo que sem querer, pois foi antes da crise e ela teve um tombo absurdo alguns dias depois.

Distribuição da carteira atual:

Mesmo no cenário de crise consegui bater o Ibov com uma boa diferença razoável, então estou contente. Enquanto o Ibov fechou negativo em -29,9% este mês eu consegui ter uma perda bem inferior de-15.71%. Não tô feliz em ver meu patrimônio enxugar tudo isso mas faz parte da jornada e fico contente em ver que minha diversificação tem dado efeito. Para vocês terem ideia os meus aportes no exterior ficaram positivos esse mês se eu considerar os ativos mais a variação do câmbio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>