PEste post não é uma recomendação de investimentos.O intuito de postar sobre investimentos no meu blog é fornecer conteúdo gratuito na internet sobre o racional do processo de decisão de um investimento e, eventualmente, poder trocar experiências com a audiência do blog.
As informações apresentadas aqui não têm como fim indicar se as empresas são bons ou maus investimentos, e não devem ser encaradas desta forma.

 

Faz tempo que não posto aqui, né? Foi um ano puxado e fazer updates públicos do meu portfólio de investimento simplesmente não era mais uma prioridade. 

Entretanto, fazer o update anual é sempre bom pra eu revisitar as coisas e para os poucos leitores desse blog verem o progresso também.

Esse ano aumentei consideravelmente meus aportes em startups (investimento anjo), fundo de Private Equity e Venture Capital. O IPO do Nubank também foi um marco pro meu portfólio pois as stock options que eu tinha valorizaram bastante e com isso a categoria “Ações Exterior” cresceu bastante na carteira.

Resumindo o ano:

  • Minha carteira 2021 +31.92%
  • S&P500 2021: +26.89%
  • Ibov 2021: -11,92%

Consegui bater o S&P, o que é extremamente satisfatório. Mas confesso que não foi por causa dos meus investimentos em ações no Brasil e muito menos nas ETFs no exterior. Esse pico de rentabilidade foi por causa da startups que investi que valorizaram muito ao fazer outra rodada de investimento e por causa do IPO do Nubank.

Daí você olha a rentabilidade total e pensa “nossa. Incrível. Você é um investidor fodaço!!”. Não é bem assim. Esses investimentos em startup não tem liquidez nenhuma – talvez daqui 5-8 anos – e ainda existe um grande risco de virarem pó e eu tomar uma grande desvalorização no portfólio.

Hoje estou com 20% da carteira em investimentos privados e isso é o dobro do que eu julgo ideal. Queria ter somente 10% e vou tentar balancear o portfólio ao longo dos próximos aportes.

Para ver meu portfólio completo clique aqui

Este post não é uma recomendação de investimentos.O intuito de postar sobre investimentos no meu blog é fornecer conteúdo gratuito na internet sobre o racional do processo de decisão de um investimento e, eventualmente, poder trocar experiências com a audiência do blog.
As informações apresentadas aqui não têm como fim indicar se as empresas são bons ou maus investimentos, e não devem ser encaradas desta forma.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>